sábado, outubro 06, 2012

Post à moda antiga do PPC

Arredonda a volta ao cais do sodré, limpa a fama que não devia ter, troca a rua do chão cor-de-rosa pela praça do chile, o taxista comenta a rua vazia, pouca gente que apanha taxis, desde que o Passos nos fode que a cidade ficou mais curta, muitos vão a pé, outros esperam pelo primeiro autocarro como quando eu o fazia, quinhentos escudos era tudo o que era preciso sobrar depois das imperiais; a partir de certa hora gerava-se um debate: o conforto ou a borga. Os últimos quinhentos escudos podiam ainda ser mais cerveja e não um reles salvo-conduto para um taxi para casa. O banco da paragem era uma alternativa viável.
Hoje não.
- Então, o amigo tá cansado?
- uff sim, hoje deu para tudo: trabalhar até às tantas e vir para os copos.
- o que é que o amigo faz?
- Bom... Trabalho na internet. Faço coisas para a internet.
- Ah, trabalho de cabeça.
- É, estou parado numa secretária, sempre sentado, mas a cabeça não pára. É o dia nisto.
- Também é cansativo.
- É, não é como andar de um lado para o outro mas estamos sempre a fazer contas de cabeça. Mas ainda dá para os copos.
- Mas há trabalho?
- Não há muito. Gosto disto e gosto do país mas parece que não me querem cá. Estive nos copos com amigos e a primeira coisa que me perguntam é quando e para onde emigro.
- Pois, isto está mesmo mau.
- Mas hoje não está a render?
- Não, nem por isso, está pouca gente a sair. Ontem foi mais.
- Hoje é feriado. Ontem deve ter sido o dia daquelas pessoas que nunca saem irem à rua.
- Foi, foi. Mas hoje não rende.
Uma volta até ao Transmission para ver que cobram entrada para ouvir 35 minutos de metal de noventas, montes de miúdos, a promessa do metropolis, a mesma coisa mas com menos nazis e mais cómica, mascarados góticos, pessoal que se leva demasiado a sério para quem usa tranças florescentes e porcas nas rastas, uma petiscada no Sol e Pesca à base de vinho e enlatados.
Com os copos, deixei uma quadra  - poesia de urinol - na casa de banho do Sol e Pesca. É algo decassilábico mas sem nexo. Tenho a certeza absoluta que rima, mas não sei com quê.
Dica: se alguém vos diz a) "isto não está tão mal assim" b) "eu até gosto do Passos", é porque tem um BMW e a vida corre bem.

Sem comentários: