quarta-feira, julho 20, 2011

Rua de são José, Dimensão paralela frente, Lisboa

Primeiro é o balcão. Alumínio corrido parado no tempo riscado. O balcão faz um corredor. À esquerda o balcão à direita a fila indiana de mesas. Depois as mesas para grupos. Separa a zona dos grupos e a dos solistas indianos uma linha invisível mediatriz da placa dos gelados de 2008 e a viga com o retrato do Raul Solnado. Na parede, os mantones a fotografia da Amália os mantones.
Segundo as gentes. A dona Rosa rosinhas dos limões do fado meio galega 2 dentes na boca nem a couve a trinca, o senhor António que insiste em tudo bom vendedor ele, fosse a comida só um pouco melhor e nem me ficava no mini-prato era logo uma dose. Depois, a cozinheira. Mal sai da cozinha, que é pouco maior que um esquentador a cozinha não ela. Os chinelos deixam ver os dedos curtos cotos a bata os cotovelos carnudos caídos.
Terceiro o falar rápido e nervoso a simpatia o esforço de agradar, a rudeza que se tenta polir como quem puxa ao lustro aos talheres com o avental. Os gestos meio comidos destreinados raisparta os talheres que caem das mãos o riso sempre fácil porque a idade não dá mais. A cozinheira não fala mas ri-se muito das conversas dos outros.

1 comentário:

Xuxi disse...

Tens de ilustrar isto com pics, pah